O ciclo do Pão

As sementeiras do trigo e do centeio fazem-se em Novembro.
Primeiro lavra-se a terra com as vacas ou com o tractor, depois endireita-se a terra, em seguida semeia-se ao lanço o trigo e o centeio, depois passa-se uma grade de sementes. Alguns dias depois engassa-se para tirar algumas ervas daninhas.
Se o tempo for seco rega-se uma ou duas vezes ou até mais, em Junho faz-se a ceifa, como diz o velho ditado, “ Em Junho foicinha no punho”.
Primeiro corta-se com a foicinha e põe-se em pequenas pabeias (montes pequenos), em seguida ata-se, depois põe-se em medas que se chamam frescais, diz a lenda que o cuco ao ver os frescais vai-se embora, alguns dias depois transporta-se para a eira que deve estar bem limpa ai faz-se a Malha (desbulha-se).
Antigamente fazia-se com o mongal, actualmente e com a Malhadeira.

A sementeira do milho faz-se em Abril e Maio. Primeiro lavra-se a terra com as vacas ou com o tractor, endireita-se a terra, em seguida semeia-se o milho com o sacho ou com o semeador, depois passa-se uma grade de giestas.
Quando o milho está mais ou menos a um palmo do chão faz-se o sacho, mais tarde abate-se o milho, ou seja, primeira rega tem que se regar frequentemente. Depois de grande corta-se as pontas perto da espiga, no final de Setembro princípio de Outubro corta-se o milho e faz-se a desfolhada que por norma é feita à noite.
Antigamente nas desfolhadas cantavam-se cantigas tradicionais, e quando se encontrava milho rei dava-se um abraço a todos. Depois de desfolhado punha-se o milho no canastro. Mais tarde malhava-se o milho com a malhadeira. Depois de malhado transforma-se o milho, o centeio e o trigo até ao moinho onde são transformados em farinha.
Antigamente o moinho trabalhava a água. Hoje em dia a maior parte dos moinhos trabalham a electricidade. Para fazer o pão, amassa-se a farinha no tabuleiro do pão (gamela) com água quente e junta-se sal e fermento. Quando estiver fofinho faz-se uma cruz na massa e num,a das partes espeta-se os dedos de uma mão e deixa-se a repousar ou seja, a fintar durante mais ou menos uma hora. Enquanto estiver a fintar aquece-se o forno o forno de lenha. Depois de finto faz-se pequenas bolas ou seja broas, tende-se numa tendedeira (pequenas bacias de madeira) e põe-se numa pá polvilhada com farinha e mete-se ao forno. Depois de enfornadas todas as broas faz-se uma cruz à porta do forno e diz-se a seguinte reza:”Deus te acrescente como o trigo da semente dentro do forno fora do forno com a graça de deus pelo mundo todo”. Passado mais ou menos ou 1 hora o pão está cozido.

Receita
Ingredientes

- 5kg de farinha de milho
- 3kg de farinha de trigo
- 100g de fermento
- 1 punhado de sal
- água quente

BOM APETITE

Sem comentários: